sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

Eu sou médica. Então eu lido com pessoas. Os mais diversos tipos de pessoas. E cada dia eu vejo mais e mais que eu vivo numa bolha. Pode ser uma bolha social, de cultura, de informação. Mas uma bolha com certeza.

Para exemplificar o que eu estou dizendo vou relatar algumas coisas que me impressionaram bastante nos últimos tempos.

1. Mais da metade dos meus pacientes não sabe o que é direita e esquerda. Não adianta.

2. Quando eu estive na Bahia eu conheci uma menininha que não sabia quantos anos tinha, a data do aniversário e nem o próprio nome! E pela certidão de nascimento ela tinha acabado de completar 9 anos poucos dias antes! Incrível!

3. Essa aconteceu há poucos dias. Eu estava fazendo a anamnese ( entrevista para os leigos) de um senhor que estava sendo demitido do cargo de porteiro. Eu perguntei se ele estava tomando alguma medicação e ele disse que sim.
-É um envelope azul e branco?-eu
-Esse mesmo. Um bem cruzeirense.
-O senhor é cruzeirense?
-Eu não lido com essas coisas não. Eu só torço pro Brasil na Copa.
-Copa não tem como não torcer mesmo. E nas Olimpíadas? O senhor não torce?
-Olimpíadas? Que isso? Acho que já ouvi essa palavra antes.
Não vcs não enlouqueceram e eu não digitei errado. Seu Jair, morador de Contagem, porteiro de prédio não sabe o que é Olimpíada. Ele sabe ler, tem tv em casa e filhos e netos que frequentaram a escola. Só que essa informação. Que pode parecer tão banal prá todos nós não faz parte dos conecimentos dele. Ele não sabe que existe Olimpíadas. Muito menos que foram os gregos que inventaram. Não, ele não está gagá, mas mesmo assim viveu 59 anos sem ninguém prá contar isso!

Dureza! Essas coisas me assustam. Cada vez que eu vejo uma pontinha desse mundo em que esse pessoal vive eu tremo nas bases. O problema é muito maior do que eu jamais imaginei! E mesmo tendo uma consciência social (ou seja lá como isso se chama) próxima de zero isso me assusta e me faz temer pelo futuro de todos nós. Eu sei que é um papo chato. E que não tem muito o que fazer, mas me preocupa. E eu odeio me preocupar com essa coisas.

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com