terça-feira, 29 de junho de 2004

A clínica onde eu trabalho firmou um contrato com uma empresa que ganhou uma concorrencia para construir um conjunto habitacional em Betim. Pelo contrato a clínica se responsabilizou a fazer os exames médicos admissionais de todos os trabalhadores da obra. O resultado disso foi que euzinha aqui, num espaço de 2 dias, examinei uns 120 a 140 pedreiros e serventes. Depois de tanto contato com essa classe de trabalhadores eu tenho que expressar as conclusoes a que cheguei sobre eles:
- nao tem idade prá ser pedreiro - de 18 anos em diante até um senhor que tinha 64 anos, se nao me engano
- nao existe uniforme de pedreiro - eles usam as coisas mais diversas e inusitadas que se pode imaginar! Desde as esperadas camisetas furadas com quilos de cimento pregado até camisas sociais e jaquetas de couro (o que eu achei extremamente inapropriado).
- pedreiros nao tem por hábito abotoar as calças e nem usar cuecas - de novo, varia muito, mas nao se deve arriscar. É uma prevalencia considerável!
- existem pedreiros educados, simpáticos e que, por isso mesmo, voce custa a acreditar que sao pedreiros.
- pessoas em geral, pedreiros incluídos, ficam muito nervosos de ir ao médico. Isso gera uma inversao de papéis. Explicando, quando eu passo numa rua cheia de pedreiros eles me assustam um pouco, mas quando eles entram no meu consultório eu é que os assusto. Ser médico tem dessas coisas.
- pedreiros cantam mulheres, se o médico for mulher eles cantam o médico. Nao todos, mas acontece. É necessário estar preparado!
- para ser pedreiro nao é necessário saber a diferença de direito e esquerdo. Eu digo, apoia o braço direito na mesa e a maioria apóia os dois braços! Isso quando nao apóia só o esquerdo! Triste, muito triste...
- o serviço de pedreiro ainda nao foi dominado pelas mulheres, e nem deve ser num futuro próximo. A única mulher que trabalha na obra é auxiliar de escritório e cuida das vendas.
- pedreiros nao sao gordos. Nenhum deles! Sao todos fortes e de constituiçao maciça. Entao se for entrar numa briga, que nao seja contra um pedreiro!
Resumindo, tem gente de todo tipo fazendo o mesmo trabalho. Eu fico pensando se isso vale para as outras profissoes também... Deve valer, afinal gente é assim mesmo, muito diferente e muito igual ao mesmo tempo.

|
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com